Consultoria Comportamental Felina

     Você sabia que existe Adestramento para Gatos?

     Quando você decide dividir sua vida com um felino, seja um gatinho que você criou desde filhote ou se já o pegou adulto, você não imagina que poderá enfrentar problemas de comportamento ou que desenvolverá um relacionamento antagônico com aquela bolinha de pelos. Imagine um comercial de televisão onde os gatos se aninham com sua família humana, correm para o prato da comida quando ela é servida, sempre usam a caixa de areia, não arranham os móveis e muito menos mordem a mão que os alimenta. A Consultoria Comportamental Felina pode ajudar você nisso!

     Se você está olhando para seu gato, pensando o que será que pode ter dado errado, não perca as esperanças! Não é tarde demais para mudar as coisas. Muitos dos atendimentos comportamentais que realizo tem origem na família humana não entender o que seus bichanos realmente necessitam e o que eles estão comunicando com os “maus comportamentos”. Muitas pessoas desistem e se resignam a viver com aquela situação onde nem eles ou o gato está realmente feliz. Mas vocês não precisam viver assim. Muitas vezes o problema é que o tutor do felino nunca recebeu informação corretas sobre como os gatos devem ser treinados.

     Gatos não são cães pequenos, e ainda assim muitas pessoas os vêem desse jeito. Quando isso ocorre, o gato e a família humana saem perdendo. Você pode e deve amar seus gatos como estimados membros da família, porém é crucial reconhecer que eles são gatos e não bebês humanos peludinhos. Gatos têm sua própria maneira de se comunicar, têm necessidades emocionais e físicas específicas. Imagine o quão melhor pode ser seu relacionamento com seu bichano se você tivesse as ferramentas para entender o que ele está comunicando com seu comportamento e pudesse efetivamente usar esse conhecimento para resolver problemas.

     Para muitas pessoas, a relação com seus felinos corre bem pelos anos e até pela vida do bichano. Infelizmente, isso não ocorre com todos. Muitos de nós nos encontramos dividindo a vida com gatos que já viveram na rua. Esses animais têm um histórico que influencia seu comportamento atual e futuro. Essas influências são poderosas, mas elas podem, em muitos casos, ser modificadas ou ao menos melhoradas através de modificação comportamental.

COMO FUNCIONA:

     A Consultoria Comportamental Felina visa o tratamento de problemas comportamentais e orientação aos tutores.

     Os atendimentos são realizados em domicílio e com a participação dos tutores, para que eles compreendam as possíveis causas do problema, os fatores que os desencadeiam, que comportamentos eles podem estar tendo que estão mantendo essa dinâmica e as consequências para o bem-estar do animal. Porém, nos casos em que o tutor reside em outra cidade, também posso realizar atendimento à distância, online.

     Durante o primeiro atendimento, é feita a avaliação do caso, observando-se o comportamento do animal, do seu ambiente e das interações com os outros animais e humanos. Mesmo que o comportamento inadequado não possa ser observado durante a consultoria, através da entrevista com os tutores poderei obter as informações necessárias. Quanto mais completo e detalhado o relato, mais facilmente conseguirei entender o contexto e estabelecer a melhor linha de tratamento a ser seguida. Por isso, encorajo os tutores a apresentarem fotos, vídeos e descrição completa do que já tentaram em relação ao comportamento que desejam modificar, o que funcionou ou não, histórico de doenças, medicações tomadas e outras informações relevantes.

     Após compreender as causas dos comportamentos problemáticos, a terapia comportamental é definida e já colocada em prática nesse primeiro encontro. Ela é baseada em treinamentos específicos, mudanças no ambiente e manejo do animal. As modificações e exercícios realizados durante as sessões deverão ser seguidos e praticados em casa pelos tutores, para o sucesso do tratamento.

     Podem ser necessárias visitas de retorno e sessões complementares para realizar ajustes e correções, esclarecimento de dúvidas, avaliação e prosseguimento do tratamento. O número de atendimentos necessários dependerá da severidade do caso, do ritmo de progresso apresentado pelo animal e da necessidade de auxílio por parte da família. Portanto, o tempo total de terapia comportamental pode variar bastante.

     O ideal é realizar a Consultoria Comportamental em domicilio, para avaliação do ambiente e do comportamento natural do gato. Porém, nos casos em que o tutor reside em outra cidade, também posso realizar atendimento online.

     A Consultoria Comportamental Felina é indicada para casos de:

  • Animais que não atendem aos pedidos de obediência
  • Xixi e cocô fora da caixa sanitária
  • Miados excessivos
  • Destruição de móveis e objetos, arranhaduras em locais inadequados
  • Orientação de como criar um filhote para evitar problemas futuros
  • Brincadeiras de morder, ataques surpresas aos tutores
  • Chegada de um bebê humano
  • Animais que não se deixam tocar, tomar banho, consulta ao veterinário, …
  • Agressividade contra pessoas ou outros animais
  • Medo e fobia de pessoas, animais, objetos, chuva, foguetes, …
  • Escolha do animal adequado para cada estilo de vida
  • Introdução de novos membros na casa
  • Ansiedade de separação (animais que não ficam sozinhos)
  • Compulsividade (lamber excessivamente, correr atrás do rabo, perseguir luzes, entre outros.)

adestramento para gatos